sábado, 21 de agosto de 2010

NOVA PESQUISA DATAFOLHA PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Depois de três dias de propaganda eleitoral no rádio e na TV, a candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), dobrou sua vantagem sobre seu principal a adversário, José Serra (PSDB), e seria eleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Segundo pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país, com 2.727 entrevistas, Dilma tem hoje 47%, contra 30% de Serra. Na semana anterior, na pesquisa feita entre os dias 9 a 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano. A diferença de 8 pontos subiu para 17 pontos. Marina Silva (PV) oscilou negativamente um ponto e está com 9%. A margem de erro máxima do levantamento é de dois pontos percentuais. Candidatos de partidos pequenos não pontuaram. O percentual dos que dizem votar em branco, nulo ou nenhum é de 4%. E os indecisos somam 8%. Quando são calculados só os votos válidos, os que são dados aos candidatos (desconsiderados os brancos e os nulos), Dilma vai a 54%. Ou seja, teria acima de 50% e ganharia a disputa em 3 de outubro. A petista cresceu ou oscilou positivamente dentro da margem de erro em todos os segmentos pesquisados pelo Datafolha, exceto entre os de maior renda (acima de dez salários mínimos mensais). Dilma tinha 28% de intenção de voto entre os mais ricos e manteve esse percentual. Serra recuou de 44% para 41%. Hoje, o tucano não lidera em nenhuma região do país. Seu melhor desempenho é o empate técnico no Sul (40% contra 38% de Dilma). No Sudeste, ele perde de 42% a 33%. No Norte/Centro-Oeste, Dilma tem 50% contra 27% do tucano. No Nordeste, a petista tem 60% contra apenas 22% do rival. Na disputa de um segundo turno, Dilma teria 53% contra 39% de Serra. Há uma semana, a petista tinha 49% e o tucano, 41%.
Fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

EDUARDO ELEITO VAI ELEGER OS DOIS SENADORES: HUMBERTO e ARMANDO


Pesquisa Vox Populi sobre a sucessão estadual, divulgada no Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, apontou vitória do governador Eduardo Campos (PSB) em primeiro turno com larga vantagem para o segundo colocado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), caso a eleição fosse realizada hoje. Eduardo seria reeleito com 70% das intenções de voto contra 19% de Jarbas. Pelo Vox Populi, a vantagem entre o governador e o peemedebista aumentou de 29 pontos percentuais para 51 em três meses. Com este resultado, Eduardo avançou 13 pontos percentuais em relação à primeira pesquisa do Vox Populi sobre a sucessão estadual, de maio, quando obteve 57%. Nesse mesmo levantamento, Jarbas apareceu com 28%. Em julho, na segunda pesquisa Vox Populi, Eduardo subiu para 61% e Jarbas caiu para 25%. Na divulgada ontem, os dois candidatos variaram bem acima da margem de erro em comparação com a pesquisa anterior: Eduardo cresceu nove pontos percentuais e Jarbas recuou seis.Antes mesmo do guia eleitoral começar, a situação eleitoral de Marco Maciel começa a se deteriorar. Maciel já aparece com 32% das intenções de voto, com Armando encostado nele, com 31%. Uma série de fatores contra Maciel torna praticamente inevitável uma vitória de Armando. O fato de não ter espaço político para uma oposição a Lula, o palanque desajustado da oposição, com o PSDB quase todo do lado de Eduardo e a fadiga política com o DEM e Maciel, estão fazendo com que sua eleição se transforme em um feito quase inacreditável. Isso porque o guia ainda não tinha começado, e Eduardo e Lula ainda nem apareceram pedindo votos para Armando. Já em relação a Humberto nem se fala, porque esse aí está com 47% de intenção de voto. Vai tranquilamente ganhar a eleição.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DILMA PODERÁ SER ELEITA AINDA NO PRIMEIRO TURNO

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ampliou a vantagem sobre o presidenciável do PSDB, José Serra, segundo pesquisa divulgada ontem (17.08.2010) pelo Instituto Vox Populi, encomendada pela TV Band e o portal iG. A petista aparece 16 pontos percentuais à frente do candidato do PSDB. Dilma tem 45% das intenções de voto e Serra aparece com 29%. Marina Silva, do PV, manteve os 8% registrados na última pesquisa. Os outros candidatos não chegaram a 1%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 pontos percentuais. A pesquisa registrou ainda 5% de votos brancos ou nulos e 12% de eleitores indecisos. Nesse cenário, se a eleição fosse hoje Dilma seria eleita no primeiro turno, já que teria mais votos do que a soma dos outros candidatos. A pesquisa ouviu 3 mil eleitores em 219 municípios, entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 22.956/10.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

TSE DECIDE QUE FICHA LIMPA VALE PARA 2010

TSE decide que Lei da Ficha Limpa é aplicável às eleições gerais deste ano. Ao julgar em plenário o primeiro caso concreto em que se discute o indeferimento de um registro de candidatura por condição de inelegibilidade prevista na chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou entendimento no sentido de que a Lei é aplicável para as eleições gerais deste ano, mesmo tendo sido publicada a menos de um ano da data das eleições. Por 5 votos a 2 os ministros entenderam que, no caso, a Lei da Ficha Limpa não viola o princípio da anterioridade ou anualidade previsto no artigo 16 da Constituição Federal. Tal dispositivo afirma que “a lei que venha a alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, mas não se aplicará à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”. A discussão em plenário teve início com o julgamento de um recurso interposto por Francisco das Chagas Rodrigues Alves, candidato a deputado estadual no Ceará, que teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral daquele estado (TRE-CE) com base na Lei da Ficha Limpa. O julgamento começou no último dia 12 de agosto e foi retomado hoje para apresentação de voto-vista do presidente da Corte. O ministro Ricardo Lewandowski considerou que a Lei da Ficha Limpa não promoveu alteração no processo eleitoral que rompesse com as regras atuais, mas apenas que foi criado um novo regramento linear e isonômico que levou em conta a vida pregressa dos candidatos, de forma a procurar preservar a moralidade das eleições no que chamou de princípio da prevenção. Na avaliação do presidente do TSE, questões relativas à inelegibilidade não se inserem naquelas que alteram o processo eleitoral, como normas que tratam de votos, cédulas e urnas eletrônicas e a organização das seções eleitorais e de escrutínio. Segundo Lewandowski, o artigo 16 da Constituição pretende vedar “mudanças casuísticas”, que possam beneficiar este ou aquele candidato, o que em sua avaliação não ocorre no caso da Lei da Ficha Limpa. Assim, o ministro-presidente afastou a alegada violação do artigo 16 da Constituição Federal pela LC 135/2010, sendo acompanhado pelos ministros Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Junior e Hamilton Carvalhido.
Fonte: TSE

terça-feira, 17 de agosto de 2010

HUMBERTO 40%, MACIEL 35%, ARMANDO 25%, INDECISOS 54%

A Globo Nordeste divulgou nesta segunda-feira o resultado da última pesquisa do Datafolha sobre a intenção de votos dos pernambucanos para o Senado. Se a eleição fosse hoje, estariam eleitos Humberto Costa (com 40%) e Marco Maciel (35%). Armando Monteiro (PTB) é o terceiro colocado com 25%, seguido por Raul Jungmann (PPS) com 9%. Hélio Cabral (PSTU), Jerônimo Ribeiro (PSOL), Renê Patriota (PV) e Simone Fontana (PSTU) aparecem com 2%, cada.  Délio Mendes (PCB) e Laírson Lucena (PRTB) somaram 1% das intenções de voto, de acordo com o PE360graus. Apesar dos números divulgados na pesquisa, a indecisão aparece em primeiro lugar nas pesquisasOs eleitores que marcaram brancos e nulos somaram 26%, enquanto 54% responderam que não sabem em que vão votar. Ainda há muito eleitor a se conquistar. A pesquisa, que foi encomendada pelo Rede Globo e jornal Folha de São Paulo, ouviu 1.094 eleitores entre os dias 9 e 12 de agosto. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 37813/2010.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

LULA, EDUARDO E DILMA PRECISAM DE ARMANDO NO SENADO





Os candidatos da Frente Popular, aliança para recondução de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco, decidiram jogar todas as cartas para eleger Armando Monteiro (PTB) senador. Isso ficou claro em todos os discursos feitos na noite da última sexta-feira(13), durante inauguração do comitê de Sérgio Leite(PT).
 
O anfitrião, Sérgio Leite (PT), não negou esforços. “A gente não pode continuar com um Senado atrasado. Precisamos de senadores que possam ajudar Dilma a governar. Conheço Armando, sei do seu caráter e do seu compromisso. Vamos votar fechado”, convocou os presentes. No fundo o jingle de Armando reforçava a convocação.
 
Humberto Costa (PT), candidato a uma das vagas ao Senado pela Frente, também engrossou a fileira. “Eu e Armando Monteiro vamos fazer uma importante dobradinha em Brasília no fortalecimento dos governos de Dilma e Eduardo. È importante votar nele também”, falou.
 
O próprio Armando foi enfático: “O novo Pernambuco exige uma nova representação. O novo Pernambuco não pode ter representantes que silenciem diante dos graves fatos no Senado”, disse em ataque à postura de Marco Maciel (DEM) frente aos escândalos  do Senado Federal. “Me concedam a honra de representar Pernambuco”, solicitou.
 
O prefeito do Recife, João da Costa (PT) conclamou a militância vermelha a se engajar na campanha de Monteiro. “É importante o nosso engajamento para eleger não somente Humberto, mas Armando também. Precisamos dessa parceria para avançar”, ressaltou.
 
Fechando os discursos em prol de Armando, Eduardo Campos, que chegou ao local no mesmo veículo que o petebista, destacou a importância do voto fechado tão defendido por Miguel Arraes. “É importante votar na chapa completa. Precisamos eleger Armando”, concluiu.

Fonte: Blog do Magno Martins

domingo, 15 de agosto de 2010

EDUARDO E DILMA LIDERAM PESQUISA EM PERNAMBUCO


Eduardo
O governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB) lidera com folga a campanha em Pernambuco com vantagem de 43 pontos percentuais sobre o candidato do PMDB, o ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos. Se a eleição fosse hoje, o pessebista venceria no primeiro turno. É o que revela a primeira rodada da pesquisa do Instituto Diario Data Associados, realizada com exclusividade para o Diario de Pernambuco. Eduardo aparece com 60% das intenções de votos na pesquisa estimulada contra 17% de Jarbas. A pesquisa de campo foi realizada entre 8 e 11 de agosto. Portanto, antes do debate promovido na última quinta-feira à noite pela TV Clube, no qual Eduardo e Jarbas se confrontaram diretamente e trocaram acusações.
Dilma
A maioria dos eleitores pernambucanos tem preferência hoje pela candidata do PT, a ex-ministra Dilma Rousseff, e a indicam como melhor opção para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, fica em segundo lugar no estado, com menos da metade das intenções de votos conquistados por Dilma. Segundo a primeira pesquisa do Instituto Diario Data Associados deste ano, que entrevistou 1.100 pessoas nos dias 8, 9 e 10 de agosto, a ex-ministra conta com a simpatia de 53% dos votantes, enquanto Serra totaliza 20%. A candidata do PV, a ex-senadora Marina da Silva, soma 6%.
Fonte: Diario de Pernambuco