sábado, 1 de maio de 2010



DIA DO TRABALHO – HISTÓRIA

1º de maio - A Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII, modifica as relações de produção e impulsiona o desenvolvimento do capitalismo. No século XIX, intensifica-se a luta por melhores condições de trabalho e de vida. Trabalhadores fazem greves e são reprimidos, às vezes violentamente.


Em um desses movimentos, na cidade de Chicago, EUA, 30 mil pessoas abandonam as fábricas no dia 1º de maio de 1886 e se concentram na Haymarket Square. Reivindicam uma jornada de oito horas de trabalho por dia. A polícia atira: quatro trabalhadores morrem, vários são feridos.

No dia 11 de novembro, Spies, Engel, Fischer e Parsons foram levados para o pátio da prisão e executados. Lingg não estava entre eles, pois se suicidou. Seis anos depois, o governo de Illinois, pressionado pelas ondas de protesto contra a iniqüidade do processo, anulou a sentença e libertou os três sobreviventes.

Mártires de Chicago: Parsons, Engel, Spies e Fischer foram enforcados, Lingg (ao centro) suicidou-se na prisão.

Em 1888, quando a AFL (Federação Americana do Trabalho) realizou o seu congresso, surgiu a proposta para realizar nova greve geral em 1º de maio de 1890, a fim de se estender a jornada de 8 horas às zonas que ainda não haviam conquistado.

Em homenagem às vítimas, o Congresso Socialista, realizado em Paris em 1889, escolhe o 1º de maio como Dia Internacional do Trabalho.

No Brasil, como não poderia deixar de ser, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho.

A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos, como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar.

A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional.

Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.

Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.

A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano.

(Fontes : Wikipédia; Folhinha; culturabrasil.org/diadotrabalho.htm; IBGE / Ministério do Trabalho e outros Sites).
Querida Terra de Bom Conselho de Papacaça,

Há algum tempo venho ouvindo, lendo e observando os anseios de muitos que aqui residem e ainda mais daqueles que aqui não residem fisicamente, mas que espiritualmente nunca deixaram de aqui morar, acerca de um espaço onde se noticiem os eventos e acontecimentos de Bom Conselho, sejam eles presentes, passados ou futuros.
Pois bem, achei devido prestar essa contribuição com o intuito de informar, no tempo mais próximo do real, o que acontece, o que aconteceu ou o que está por acontecer aqui em nossa amada terrinha.
Seja no meio social, no meio político, no meio econômico ou em tantos outros, trataremos de noticiar aqui tudo que concorra ou afete o dia-a-dia de nossa terra.
Diferente dos sites e outros meios de informação já existentes como rádios, revistas e jornais, este Blog será mais um elemento de informação e buscará trazer o conhecimento permanente e atualizado do nosso cotidiano.
A colaboração de terceiros com informações de interesse geral, será de grande valia para o objetivo deste Blog, que é informar.
Quando informamos, também temos responsabilidade com o que escrevemos, pois, de qualquer forma, acabamos por contribuir na formação da opinião pública como vetores do pensamento social, e que isto sirva como estímulo à recepção da verdade.
Poderá haver uma dureza na verdade trazida, um inconformismo com as revelações expostas, mas não hesitaremos de trazê-las, pois como diz o provérbio chinês: "meia verdade é uma mentira inteira".
E com esse pensamento inauguramos uma nova era de informações em Bom Conselho, era essa que já deveria ter acontecido diante de tamanha necessidade num mundo globalizado como o que vivemos hoje, onde as freqüentes e avolumadas informações ainda não são suficientes a minimizar a sede de conhecimento de nossa sociedade em evoluído crescimento sócio intelectual.
Escolhemos especialmente o “Dia do Trabalhador” para inaugurar o site, pois é em homenagem a esse povo bomconselhense tão sofrido, mas ordeiro, decente e perseverante que trazemos de presente essa conquista: o Blog de Bom Conselho de Papacaça.
Sintam-se em casa e à vontade com a abertura desse novo espaço, fazendo uso dele para o que melhor merecer Bom Conselho.
Obrigado.
Blog de Bom Conselho de Papacaça.