sábado, 25 de setembro de 2010

BOM CONSELHO, O LIXÃO E AS PESSOAS


Vergonhosa seria a palvra ideal para definir a imagem que vemos na foto enviada por um leitor do Blog, A foto revela as montanhas de lixo misturando-se com pessoas a procura de restos de comida podre e contaminadas com todo tipo de bactérias e microorganismos insalubres. Ainda se vê uma senhora com um saco na cabeça provavelmente levando os dejetos para casa para distribuir com sua família e acabar por envenenar todo mundo. Se tivessemos esse lixo aterrado, isso não aconteceria. A coisa é mais fácil do que parece, faz-se buracos na terra, reveste esse buraco com lona plástica e deixa uma saída para escorrer o chorume (resíduo tóxico da decomposição do lixo) para depois tratá-lo como fertilizante orgânico. Por último cobre-se o lixo com a mesma terra que foi retirada para formar o buraco. É simples. O que falta é competência e aptidão dos responsáveis para suas funções. Falta também fiscalização dos órgãos competentes. Parece que as autoridades só querem saber de fatos que dão visibilidade na mídia e acabam esquecendo de suas verdadeiras funções, mas o povo está de olho.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

STF NÃO CHEGA A ENTENDIMENTO SOBRE A LEI DA FICHA LIMPA


O Supremo Tribunal Federal, por seus 10 ministros atuais, proferiu empate no julgamento de Recurso Especial que questionava decisão do TSE, na sessão desta quinta-feira que invadiu a madrugada da sexta-feira, sobre aplicação da Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) para as eleições de 2010. Com isso, foi suspenso o julgamento até a nomeação do novo ministro que ocupará a cadeira deixada pelo ex-ministro Eros Grau para proferir voto de desempate. Após longos debates em plenário, ficou decidido ainda que se aguardará a nomeação e posse do novo ministro para decisão definitiva, e caso não ocorra até próximo a diplomação dos eleitos a posse do novo ministro, o plenário do STF se reunirá para tentar decidir novamente a questão. A insegurança jurídica instalou-se por indefinição do próprio STF e afeta diretamente os candidatos impugnados que acabam sendo prejudicados com perdas de votos diante da incerteza de poder exercer o mandato eleitoral aos olhos dos eleitores.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

BOM CONSELHO E O LIXÃO


Bom Conselho vive uma situação dramática em relação à saúde pública. Diversas denúncias de mau atendimento, descaso com pacientes, carência de profissionais já foram feitas, mas nenhuma providência foi tomada, permanecendo o CAOS. Agora uma grave situação que afeta diretamente inúmeras famílias e compromete o meio ambiente, a saúde e a higiene da população é a situação encontrada no local conhecido por LIXÃO. Onde deveria haver um aterro sanitário, o município deposita toneladas de lixo por dia a céu aberto, num lugar frequentado por animais e diversas famílias. O odor é insuportável e o resíduo tóxico que se decompõe infiltra no solo e contamina lençóis freáticos. Pedimos a Prefeita Judith Alapenha que pelo menos nessa época eleitoral faça alguma coisa já que não fez nesses 20 meses de governo. Esperamos que as autoridades como o Ministério Público e os Conselhos Municipais tomem providências e cobrem soluções do problema. Na foto dá pra ver animais mortos em decomposição próximo a estrada rural por onde passam carros e pessoas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VALIDADE DO FICHA SUJA SERÁ DECIDIDA HOJE



O Supremo Tribunal Federal deverá julgar hoje a validade do projeto "Ficha Suja" logo mais tarde na sessão especial. Muito aguardada, essa decisão trará consequências diretas na eleição do próximo 3 de outubro. O TSE já decidiu pela aplicação imediata da Lei porque entendeu que não se trata de punição, nem de processo eleitoral. Boa parte dos Ministros do TSE integram a corte do STF e as previsões é que o placar ou a favor ou contra será apertado.Em Bom Conselho a candidata Jacilda Urquisa (PMDB) teve seu registro cassado pelo TRE/PE com base na Lei da "Ficha Suja", mas recorreu e aguarda a decisão do STF. 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

FALECE ELZA DE OLINTO



No dia de ontem, faleceu  Elza de Oliveira Lima Vanderley, conhecida como Elza de Olinto na Cidade do Recife. Com problemas de saúde, Elza estava internada a mais de uma semana e não resistiu as complicações médicas. Elza e seu falecido esposo Olinto fizeram história como grandes comerciantes na inesquecível "GURILÂNDIA", localizada na Praça D. Pedro II. Eternos moradores da Rua 7 de setembro, agora os mesmos descansam no céu. O velório está acontecendo nas instalações da funerária Monsenhor Dâmaso, em frente ao hospital municipal e o enterro será realizado às 10:00h no cemitério local. Elza deixou uma filha, Samara Vanderley de Carvalho. O Blog de Bom Conselho de Papa-Caça presta essa homenagem, enlutado.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ARMANDO ULTRAPASSA MACIEL EM DUAS PESQUISAS


O candidato do PTB ao Senado, Armando Monteiro, ultrapassou o candidato do DEM, Marco Maciel, e agora está na segunda posição na preferência da maioria do eleitorado pernambucano. A nova pesquisa Diario Data Associados, cuja sondagem ocorreu entre 12 e 15 de setembro, mostra que a briga pelas duas vagas no Senado está assim: Humberto Costa (PT) lidera com folga com 45% das intenções de votos, Armando Monteiro tem 32% e Marco Maciel totaliza 25% das intenções de votos na pesquisa estimulada. Em outra pesquisa realizada pela UFPE,  UFPE e publicada com exclusividade pelo jornal ''Folha de Pernambuco'', Humberto tem 40,5% de intenções de voto, Armando 34,1% e Maciel 25,4%.

domingo, 19 de setembro de 2010

NOVA PESQUISA PARA O SENADO EM PERNAMBUCO


O ex-ministro Humberto Costa (PT) mantém a liderança em Pernambuco na disputa por duas vagas de senador. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 13 e 14, o petista cresceu três pontos em relação ao levantamento anterior e chegou a 47%, seu melhor índice desde o início da campanha. Em segundo lugar, estão empatados tecnicamente o senador Marco Maciel (DEM), com 34%, e o deputado federal Armando Monteiro (PTB), com 32% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 13% dos entrevistados, e para as duas, 8%. Estão indecisos com relação a um dos votos 28% dos entrevistados, e 20% não sabem em quem votar para as duas vagas. Se considerados apenas os votos válidos, Humberto Costa tem 36%, Marco Maciel, 26%, e Armando Monteiro, 25%. O Datafolha ouviu 1.101 eleitores em 38 municípios pernambucanos. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 30.033/2010.

Fonte: Folha de Pernambuco