segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O AÇUDE DA NAÇAO É DESPREZADO


Recebemos um e-mail de um internauta/leitor querendo saber notícias do açude da nação. É triste dizer que a situação é a mesma após a tragédia de 18 de junho de 2010. O comentário que se ouve é de que o município está aguardando autorização do governo estadual para recuperar o paredão. Outra história ouvida é a de que não se fará mais a recuperação do açude porque a perdigão estaria fazendo uma barragem 6 vezes maior como reservatório. De uma forma ou de outra a não reconstrução de seu paredão poderá afetar pequenos agricultores que no verão se utilizavam da reserva de água do açude da nação para alimentar suas criações e garantir a o sustento da família. A história de não consertar o paredão do açude porque precisa de autorização do governo do estado, não pode ser aceita porque se para alterar sua estrutura não precisou de autorização também não se precisaria para consertar. Ouvi um conversa de banco de praça que em setembro iria ocorrer uma grande festa de exposições de animais para levantar a imagem da administração e apresentar os deputados. Fazemos um apelo aos responsáveis para que pensem mais nos necessitados e parte dessa verba seja destinada a recuperação do açude que ira garantir o sustento de muitas famílias no período da seca.

E-MAIL

Bom dia!
ultimamente eu venho acompanhando em seu blog, notícias sobre o rompimento da Barragem da Nação, tal barragem que provocou um estrago muito grande na cidade de Quebrangulo - AL.
Gostaria de saber se ainda tem notícias a respeito desse rompimento, se a perdigão se pronunciou, se foi feito algum laudo técnico etc.
Aguardo resposta
Obs.: Parabens pelo blog.
Att,
Renato Medeiros Tenório Ferreira

Um comentário:

  1. Anônimo10/10/2010

    É muito triste ver que uma estrutura como esta está abandonada e sem nenhum projeto que possa viabilizar e melhorar a estrutura de açude, alem de prejudicar os agricultores que dependem do sustento, com ser ver é um impacto ambiental muito grande e um impacto visual para o município. O que poderia ser feito era um projeto ambiental em toda a área do entorno açude onde servisse de área de lazer, parque, área para recreação, com um calçadão a beira do açude e quiosques tudo padronizado sem causar impactos ambientais, como também deveria arborizar mais toda a área inclusive protegendo toda a mata ciliar ao longo do açude. Seria um espaço onde a população de Bom Conselho pudessem usufruir para o lazer, passeios tudo isto com organização e monitoramento por parte do poder público municipal onde dentro do parque estaria viabilizando treinamento e cursos de educação ambiental e proteção de toda fauna e flora da região, seria um espaço para as escolas utilizarem para aulas a ar livre para seu alunos e conhecer melhor o meio ambiente, acho que o poder público tá perdendo muito alem da estrutura hídrica e litros e mais litros de água se perdem sem ninguém fazer nada, por onde anda a secretaria de infraestrutura, obras, meio ambiente do município, onde estão seus técnicos e gestores que não tem nenhum projeto a esse nível que possa aproveita um potencial tão rico como este, tanto para lazer como para a economia do município, levando suas águas aos lugares que necessitam, isto sempre com projetos, orientação, licenciamento ambiental, planejamento. Será que vão deixar de vez o açude se acabar ou vão fazer aquelas obras paliativas, arrumadinhas para acontecer tudo de novo, com as forte chuvas que ocasionaram tudo isto, causas acontecidas, por não se ter um plano gerencial para toda essa área, por faltar gestão ambiental por faltar interesses para melhorar tudo isto ai. A titulo de informação os ministérios do meio ambiente, integração nacional, cidades entre outros ministérios dispõe de recursos para bons projetos, só faltam profissionais que saibam elaborar e possa tornar essa área em um bem comum a toda a população bom conselhense, com respeito e educação ambiental.
    Obrigado

    ResponderExcluir