sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COMPLEXO DE ÉDIPO - Resposta a Lucinha Peixoto


Lucinha Peixoto, de admirável a polêmica, você está conhecida por suas reflexões e individualizadas colocações (me alio agora ao meu amigo Alexandre Marinho), embora sadias e apetitosas ao debate, apenas deixam externar sua não escondida ojeriza ao estadista mundial do ano, cuja “Davos” rendeu-se, inadequadamente denominado “apedeuta-mor”, Luis Inácio LULA da Silva.

Brincadeiras a parte, sigamos no que podemos chamar de diálogo de expressão. Nossa linha de informação é outra a que se propõe o Blog de Bom Conselho de Papa-Caça, trazer conhecimento, aos desatentos e distantes, de fatos que devam contribuir com a melhoria de nossa Papa-Caça, agradem ou não os responsáveis, mas a resposta ao seu comentário entendi oportuna.

A situação de discriminação racial que circulou na rede nada tem de relação com a política ou com a vitória de DILMA ou a derrota de SERRA, muito menos os resultados de MARINA, PLÍNIO ou COADJUVANTES (talvez a infeliz estudante tenha usado isso como desculpa para externar seu íntimo), mas de defesa de nossos valores e quando digo valores digo nosso povo. É da paixão do filho pela sua mãe, não uma paixão materna, mas uma paixão calorosa, ardente, entendendo a nação nordestina como mãe e o tradicional nordestino como filho. Por isso a referência ao “Complexo de Édipo”, onde o filho desenvolve uma paixão incondicional por sua mãe, tendo o pai odiado (os que fazem discriminação racial) como aquele que possa trazer qualquer ameaça a sua mãe (pátria nordestina), lembrando que como conheço minha mãe (pátria nordestina) não irei furar meus olhos como Édipo fez ao descobrir que Jocasta, com quem se desposou, era sua mãe.

Lucinha, imagine-se numa situação em que você como filha, para sua mãezinha querida alguém diga: “eita velhinha feia, será que jogaram a forma fora?”. Você defenderia as qualidades de sua mãe (aos olhos de uma filha toda mãe deve ser sagrada) e se indignaria com o comentário feito ou apenas diria baixinho para sua mãe cabisbaixa: “liga não mainha, ele estava apenas brincando”?

Se você agir passivamente respeitarei seu comentário no Blog da CIT, que o Diretor Presidente não deveria ter autorizado a postagem, mas se você reagir com indignação, você terá “Complexo de Vira-Lata”?

Nunca pensei nem pensarei em inferioridade ao me insurgir contra a discriminação racial seja ela qual for, como defenderei e repudiarei com veemência todos aqueles que tentarem ridicularizar e menosprezar nossa pátria nordestina ou nossa nação pernambucana, pelo orgulho que sinto da bandeira mais linda da federação (a única que tem sentido e história), da terra onde nasceu a pátria (Monte dos Guararapes – Jaboatão), da terra onde se iniciou o sentimento de libertação dos exploradores (Revolução Pernambucana de 1817), da terra onde existe o maior Shopping da América Latina (Shopping Recife), a maior Casa de Show da América Latina (Chevollet Hall), a maior avenida me linha reta do mundo (Av. Caxangá), a maior feira livre do mundo (Feira de Caruaru), o maior teatro a céu aberto do mundo (Nova Jerusalém), a mais antiga sinagoga da América Latina, a decacampeã praia mais bonita do Brasil (Porto de Galinhas), o maior bloco e o melhor carnaval do mundo (Galo da Madrugada e Olinda – Patrimônio Mundial), o maior festa junina do mundo (São João de Caruaru), o mais antigo jornal da América Latina em circulação (Diário de Pernambuco), a primeira emissora de rádio da América Latina (Rádio Clube de Pernambuco), para não citar tantas outras maravilhas, e olhe que só estou falando do nosso Leão do Norte (Pernambuco) imagine quando citar as coisas do Maranhão, Ceará, Piauí, Alagoas, Sergipe e Bahia. E se for para falar de ilustres teremos Frei Caneca, Abreu e Lima, Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Joaquina (mulheres guerreiras da batalha de tejucupaco), Joaquim Nabuco, Gilberto Freire, Luiz Gonzaga, entre muitos, e, você queira ou não, LULA do Brasil.

Não teríamos como ficar adormecidos diante de tamanha agressão racial e da abertura de tamanha ferida, pois nosso sangue é quente, nossa alma é revolucionária e nossa história é de lutas e conquistas.

Ninguém montará em cima de nós se não nos curvarmos”.

Blog de Bom Conselho de Papa-Caça

Um comentário:

  1. Caro Mister M,

    Você esqueceu ainda que temos a cidade mais bonita do mundo, que é Bom Conselho de Papa-caça, o melhor blog do mundo que é o BBC, o melhor leite do mundo que é o Elegê, o melhor queijo de coalho do mundo que é o Alami, o melhor hotel do mundo que e o Raízes, além da única prefeita no mundo que se chama Judith Alapenha.
    Como você diz, brincadeira à parte, se dissessem para minha mãe “eita velhinha feia, será que jogaram a forma fora?” eu não ficaria contente, mas diria “o que vem de baixo não me atinge”, e não iria procurar o Saulo (nosso novo causídico) nem o José Fernandes para processar alguém, por isso. Isto só iria conflagrar a Praça da Bandeira.
    Mas, de qualquer forma obrigada por ler-me. O D. Eduardo vai adorar o seu texto. Escreverei daqui a pouco sobre preconceito, isto é, se o BBC for rápido na publicação de comentários. Se não, já escrevi.
    Apenas complementando o Martin Luther King (que audácia, meu Deus) eu diria: Se achamos que toda besteira nos curvará, só demonstraremos fraqueza (Lucinha Peixoto).

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir