sábado, 19 de junho de 2010


ESTADO DE EMERGÊNCIA EM BOM CONSELHO

As chuvas intensas e incessantes desde a manhã de ontem avolumaram o reservatório de água público conhecido como “açude das nações”, que, ainda abastecido por diversos afluentes, não conseguiu dar vazão a quantidade de água recebida e rompeu, causando enormes estragos por onde a tromba d’água passou. A lâmina d’água chegou a ultrapassar a altura de 30cm de todo o paredão do açude e com a retirada do material abriu-se uma fenda central de aproximadamente 50m de largura por 12 de altura, por onde a água escoou, graças a DEUS, evitando o estouro e um desastre maior. Diversas imóveis residenciais e alguns comerciais foram inundados e destruídos, tendo as família perdido tudo que possuíam. Pontes destruídas, pessoas ilhadas sem poderem chegar em suas residências, árvores e postes caídos foi o cenário presenciado. Cenas somente antes vistas na tv e no cinema foram presenciadas ontem aqui ao vivo e a cores. A apreensão, o medo e o desespero tomaram conta da cidade, mas também a solidariedade e o espírito humanitário dos papacaceiros foram conhecidos. Com esforços coletivos as próprias comunidades uniam-se e ajudavam uns aos outros a salvarem seus pertences, animais e a abrigarem aqueles que não mais tinham um teto seguro. Muitos não tiveram coragem de dormir em suas casas, vindo a passar a noite de vigília. Outros chegaram a sair da cidade. O distrito rural da Barra do Brejo que já foi vítima de um desastre semelhante, em época anterior, foi novamente atingido, mas não de forma tão desastrosa como presencieu no passado com muita tristeza. Por volta das 23h a água baixou, a pode-se se ver boa parte da destruição. Muita lama, água e material sólido começaram a ser retirados das residências. As chuvas ainda não cessaram e ainda escoa muita água do “açude das nações” não se sabendo quando haverá uma trégua. Ainda não se sabe se existem mortos ou desaparecidos. Outros municípios da região também foram atingidos pelas chuvas torrenciais. O Governo do Estado de Pernambuco deve decretar ESTADO DE EMERGÊNCIA.

2 comentários:

  1. claudio manoel benicio6/22/2010

    judite seja mais sabia e conciente desabrigados pela chuva ñ vao querer saber de fetinhas não. use o dinheiro para ajudar essas pobres pessoas a se recuperar e sabio é aquele que usa sua inteligencia para ajudar os que precisam ñ seja tola!na sua casa entrou agua ? não? então ñ tens com o que se preucupar a não ser penssar em dinheiro!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/29/2010

    A verdade seja dita...
    A respeito desse desastre,a prefeita só falou que foi um fenomeno da natureza.
    Se nos de bom conselho parar pra pensar... em nossa cidade já teve chuvas muito mais fortes do que a que fez o açude romper. quando passava dias chuvendo e acumulava muita água, governos anteriores tinha a preocupação e o senso de abrir as comportas. Creio que a maior parcela de culpa desse desastre foi da prefeitura!

    ResponderExcluir