sexta-feira, 30 de julho de 2010


ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DO CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA SE APRESENTARÁ EM BOM CONSELHO


Seguindo a linha de notícias de Bom Conselho, transcrevemos uma matéria importante postada no Blog da CIT, acrescentando que a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música contribuirá para o engrandecimento da cultura e o despertar de tantos outros. Não custa lembrar e homenagear Daniel Brasileiro por ter sido o único que prestigiou a formação de músicos em nossa Papa-Caça, quando da formação da Orquestra Maestro Boanerges de Cerqueira. Depois os(as) menos(as) cultos(as) não deram importância e assim ficou até os dias de hoje. Homens e mulheres de boa índole ides assistir e depois fazeis algo de proveitoso.

Blog de Bom Conselho de Papa-Caça
__________________

A mensagem abaixo nos foi enviada para ser publicada no Mural do Blog. Ficamos tão alegres, com o que ela diz que resolvemos colocá-la com uma postagem normal. Eu já disse aqui, tempos atrás, que minha vida de músico foi muito curta. Demorou apenas o tempo para eu me matricular para um curso com Seu Zé de Puluca, e eu começar a rir com os gestos feitos pelo maestro para solfejar, e ele, me botar prá fora da Sede da Música, na Rua da Cadeia.

Mas tenho verdadeira veneração pela música e pelos músicos. E como diz a descrição do projeto da turnê da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambuco, ele não só visa apresentar a música, mas, também formar músicos, ou, pelo menos, incentivar os estudantes a aprenderem. Espero que aqueles que leem nosso Blog divulguem esta apresentação, que, certamente, trará risos e emoções.

Diretor Presidente
------
Oi,

A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música iniciou sua quinta temporada de concertos essa semana e já está na estrada rumo ao Agreste Sertão. Esta é a primeira vez que uma Sinfônica faz uma turnê pelo interior do Estado. Eles se apresentam cada dia em uma cidade, no sábado, dia 31, é a vez da cidade de Bom Conselho. A apresentação será às 20h, na Paróquia Jesus, Maria e José.
São 70 músicos sob a regência do maestro José Renato Accioly. Antes de cada apresentação eles farão um ensaio aula para apresentar os instrumentos a alunos da rede pública. Essa apresentação também é aberta ao público.

Segue abaixo release sobre a turnê e o grupo. Mais informações podem ligar para mim ou para o próprio maestro José Renato, que está junto com o grupo.


Obrigada pela força.
Mack Costa - 9945.8213 - mackcosta@hotmail.com
José Renato Accioly – 9924.5825
-----------------------
ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM INICIA TURNE PELO INTERIOR DO ESTADO


A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música põe o pé na estrada para a primeira turnê de sua quinta temporada de concertos. A viagem começa nesta quinta-feira, dia 29, por Salgueiro. Esta é a primeira vez que uma Orquestra Sinfônica faz uma turnê Sertão Agreste no Estado.

Antes de cada apresentação, o grupo realizará ensaios-aula abertos ao público. O objetivo é apresentar os instrumentos e seus sons a alunos das redes públicas estadual e municipal. O projeto do ensaio-aula complementa o trabalho já iniciado pelo Conservatório Pernambucano de Música nestas cidades, em parceria com prefeituras e bandas filarmônicas locais. “No ano em que o conservatório completa 80 anos resolvemos fazê-lo ainda mais pernambucano, levando a oportunidade de aprender música também às cidades do interior, que já possuem sua história ligada à música através de bandas e filarmônicas”, contou Sidor Hulak, presidente do CPM.

Seguindo estrada, na sexta-feira, 30, o grupo chega à Carnaíba, onde se apresenta na Matriz de Santo Antônio e São João Maria Vianez. Dia 31 é a vez da cidade de Bom Conselho, na Paróquia Jesus, Maria e José. E no dia 2 de agosto a turnê encerra em Caruaru, na Paróquia Coração Eucarístico. As apresentações serão sempre às 20h, exceto em Caetés, no dia 1 de agosto, quando o concerto começa às 17h, na Paróquia de São Caetano.
“Fico muito feliz em realizar este trabalho por mais um ano. O papel da música não é só no sentido de deleite. Ela também busca humanizar, sensibilizar, trazer o que há de melhor em cada pessoa. Levar a Orquestra Sinfônica Jovem às cidades do interior é uma forma de apresentar este tipo de música e mostrar que o erudito também pode ser apreciado pelo povo
”.
--------------------
Informações sobre a Orquestra
Consolidando-se como uma das iniciativas mais bem sucedidas de Pernambuco, unindo a formação musical à responsabilidade social, o projeto faz do nosso Estado referência quando o assunto é formação de público apreciador de música clássica.
Há cinco anos plantou-se a semente de um sonho: popularizar a música sinfônica na Região Nordeste num percurso que contemplaria cidades do sertão ao cais. E o sonho ganhou as estradas.
A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, formada por instrumentistas que têm entre 13 e 25 anos, vem cumprindo este papel e transformando o conceito de que música sinfônica só deve ser apreciada por um público elitizado. Desde 2006 estes 70 jovens e seu maestro seguem pelas estradas nordestinas e já realizaram cerca de 100 concertos em mais de 25 cidades. O grupo percorreu mais de 10 mil quilômetros de estradas levando a cidades como Afogados da Ingazeira (PE), Carnaíba (PE), Condado (PE), São Bento do Una (PE), Campina Grande (PB), o encanto dos acordes sinfônicos. Na turnê Nordeste, capitais como Maceió, Natal, João Pessoa, Recife e Fortaleza também receberam os jovens músicos.
Quando os instrumentos da Sinfônica Jovem do CPM chegam ao interior, com seus mais de 13 naipes, não somente despertam a curiosidade da gente que jamais tivera a oportunidade de ouvir e vê-los. Acima de tudo, quando o grupo aporta numa pequena cidade, desperta a sensibilidade, a capacidade criativa e o interesse de pessoas de todas as gerações.
A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música é um grupo em permanente formação. Seus componentes têm a cada ano o desafio de ir além, pois participam de uma seleção anual para continuar no projeto, que destina 50% das suas vagas para jovens carentes. Quem passa pela sinfônica conhece de perto mestres mundialmente conhecidos como Mozart, Beethoven, Verdi. Mas também exercita a brasilidade de compositores como Capiba e Jarbas Maciel. É um percurso que forma músicos e transforma vidas.
Alguns deles já deixaram o grupo para alçar vôos mais altos, como a orquestra sinfônica da Bahia, orquestras militares no Rio de Janeiro e no Norte do país. Para o Maestro José Renato Accioly, esta é a comprovação de que o Conservatório está cumprindo o papel de formar bons músicos.
Um convênio com o Ministério da Educação propicia que centenas de jovens e adultos que fazem parte do programa Brasil Alfabetizado participem dos concertos. Alunos da rede pública de ensino também têm tratamento diferenciado. Antes de cada apresentação é ministrado um concerto aula com a finalidade aproximar os sons e os instrumentos das crianças.
A temporada de Concertos da OSJ prepara-se para estrear na próxima terça-feira, 27, seu quinto ano de apresentações. Um projeto realizado com seriedade e que pretende ampliar as fronteiras levando música e cidadania com responsabilidade social, que possui apoio de empresas como Chesf, Neoenergia, Taesa e Sesc.
-----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário