quarta-feira, 24 de novembro de 2010

LEITORA DENUNCIA DESVIO DE VERBAS DE PROGRAMA DE APOIO A SAÚDE PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL



Recebemos comentário de leitora do Blog de Bom Conselho de Papa-Caça e funcionária pública denunciando o uso irregular de verbas do programa de apoio a saúde da família (NASF). Esse programa tem verba carimbada e não pode ser desviado, nem salários diminuídos. Fizeram isso também com o PSF? Os valores do repasse, segundo a leitora continuam vindo os mesmos, as necessidades de atendimento da população continuam as mesmas, então porque diminuir somente os salários destes profissionais tão importantes e a carga horária de atendimento ao público? E o dinheiro dessa economia para onde está indo, se não pode ir a lugar nenhum? Seria bom o Ministério Público investigar ou será mais uma pizza?


Comentário:


Caros amigos do Blog Bom Conselho de Papacaça, como funcionária da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Bom Conselho, sinto-me no dever de fazer uma denúncia e solicitar ao mesmo tempo em que esta denuncia seja apurada e depois de confirmada a sua veracidade a mesma seja publicada neste blog tão conceituado em nossa região. O referido fato trata-se de uma barbaridade cometida pela Secretaria Municipal de Saúde do atual governo em relação ao NASF. Para que todos compreendam o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), é um Programa que foi implantado em nosso Município no último ano do Governo do Ex-Prefeito Audálio Ferreira, sendo o 1º Programa implantado em todo Agreste Meridional. Em nosso Município o NASF foi criado com o intuito de dar suporte aos PSF’s através da prestação de serviço de especialidades como: Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Assistência Social e Educação Física. O NASF localiza-se a rua Dr. Manoel Borba, em frente ao Cartório Amaral em nosso Município. Desde a sua implantação os serviços e os profissionais, eram prestados a toda população em uma carga horária de 4 (quatro) dias semanais, desde o último dia 01 de novembro do corrente ano o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde comunicou a todos os profissionais que as suas cargas horárias passariam a partir da referida data de 4 (quatro) dias semanais, para 2 (dois) dias semanais, e informou também que todos os profissionais que fazem parte do quadro do NASF, teriam seus salários reduzidos pela metade ou seja passariam a receber apenas 50 % do salário do qual tinham sido contratados. Foram informados ainda que os profissionais que não concordassem com as referidas medidas pudessem pedir demissão. Mediante os fatos narrados acima relatamos ainda que a Prefeitura Municipal de Bom Conselho recebe mensalmente R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para manutenção deste Programa desde a sua implantação, e não se justifica tal redução de salário e carga horária, uma vez que os recursos recebidos pelo Município não sofreram alteração, ou seja, permanecem os mesmos R$ 20.000,00 (vinte mil reais), desta forma gostaríamos de deixar no ar as seguintes perguntas:

1- Onde serão gastos os recursos adquiridos com a diminuição da folha de pagamento dos profissionais?
2- Como será atendida a partir de agora a população que necessita destes serviços.

Para finalizar informo ainda que esta medida tomada pela Administração atual fere aos princípios impostos pelo Ministério da Saúde em relação a este Programa no que se refere ao horário de prestação de serviço a população. Desta forma como funcionária e Bom Conselhense que sou, irei levar este fato através de denuncia ao órgão competente que é o Ministério da Saúde. 

4 comentários:

  1. Anônimo11/24/2010

    pelo que eu conheço o ministerio público acho que isso vai acaba em pizza !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/25/2010

    Por que a Prefeita não responde essa e desmente também que é mentira ! Ela falou no Blog dela que só sabe das noticias desse blog através de seus subordinados. Existe um velho ditado que diz " QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME "

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/06/2010

    A muitos anos Eu comprava fiado em uma bodega e todo fim de mês ia pagar ao seu Nicolau homen distinto até que um dia estava lá escrito na caderneta do seu Nicolau "SE COLA 10 REAL" lendo isto fiz a pergunta o que é isto seu Nicolau,e foi ai que descobri por que o dono da bodega se chamava de LALAU.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/13/2011

    Vcs têm que parar de votar pra essa máfia de corruptos, isso tem que acabar.

    ResponderExcluir